sexta-feira, 9 de abril de 2010

Maria Keil no Museu Nacional do Azulejo

 Uma verdadeira avózinha de 94 anos, ainda mais querida e interessante do que eu já imaginava...


Fiquei a saber que os azulejos nas estações da primeira fase do metro de Lisboa não tiveram o objectivo de criar arte em si... correu bem quase por acaso!
Keil do Amaral (arquitecto do projecto) estava para abandonar a obra, porque se recusava a assinar um projecto com paredes em cimento, já que não havia dinheiro para decoração. Lembraram-se então de cobrir as estações de azulejos, algo na altura muito baratinho e desprestigiado, que só se usava em cozinhas e casa de banho!
Foram juntos falar com o dono da Fábrica Viúva Lamego... e voilà!
Maria Keil foi a primeira mulher (artista) a ir trabalhar para uma fábrica de azulejos... e como tudo correu bem, na segunda fase das obras planearam logo forrar tudo a azulejos, porque entre outras coisas, reflectem a luz, e nos fazem esquecer que estamos num buraco... foi pelo menos a intenção desta artista.

Estações como Parque, Jardim zoológico, a antiga Rotunda, Rossio, e muitas muitas outras.


"Não sei filhos, eu fiz assim porque foi assim que me pareceu... há quem faça muito melhor, mas  mal ao azulejo acho que não fiz"